Desenvolvimento de sites: termos que você precisa saber

Você já deve ter percebido que presença online é muito importante para alavancar o seu negócio. Se está pesquisando ou até procurou uma empresa para criar um site, provavelmente ouviu alguns termos que antes não faziam parte do seu vocabulário como código, plataforma, hospedagem e afins.

 
Se familiarizar com as palavras relacionadas ao desenvolvimento de um site, é essencial para deixar o processo mais fácil para você, que não vai ter dificuldade no assunto:

 
Briefing

 
Ele é a reunião das informações para que uma tarefa seja bem executada. No caso de um site, em um briefing constará como o projeto deve ser, os menus, as páginas, os plugins e tudo aquilo que estiver no pacote.

 
Ao contratar um serviço de desenvolvimento, você deve enviar uma série de instruções sobre como será o resultado final. Por exemplo, as informações sobre a sua empresa, tipo de negócio, mercado e público alvo são essenciais pois essa passagem de dados facilita e muito o processo de criação.
Dica: quando uma empresa for desenvolver o seu site, defina muito bem o que deve estar no briefing. Se o projeto for entregue e você precisar solicitar ajustes que só sentiu necessidade depois, vai prolongar o tempo em que o site ficará em construção.

 
Layout

 
Ao estruturar o seu site, você com certeza vai se deparar com esse termo. Um layout de um site é toda a sua estrutura visual e inclui todos os seus elementos, sendo eles texto ou imagem. O layout de uma página, ou seja, seu design, vai depender do conteúdo que ele deve conter e você deve montá-lo de acordo com o objetivo do seu site, selecionando, por exemplo, cores, modo de exibição, inserir seu logotipo e as imagens de sua prefêrencia.

 
Domínio e extensão

 
O domínio é o nome que será o endereço do seu site, e que os seus clientes vão buscar para encontrar a sua página. Todo domínio deve estar acompanhado de uma extensão, aquela terminação que todo endereço na web tem. Entenda: uma loja de cosméticos que deverá criar um nome para seu endereço, pode optar pelo domínio cosmeticosebeleza, e deve escolher uma extensão, que pode ser .com, .net, .org. Assim, todos que buscarem por www.cosmeticosebeleza.com , poderão acessar o site da loja.