Crie seu blog e gere resultados

A internet trouxe uma forma fácil de compartilhar suas ideias, pontos de vista e ensinar ao mundo aquilo que você faz de melhor. O Blog é um meio que permite a utilização de vários formatos de mídia para mostrar o que você sabe ao mundo. Ao atrelar isso ao seu site e rede social, é possível divulgar o seu negócio com qualidade.
Fazer um blog hoje em dia é bem fácil! Há alguns anos era preciso que você soubesse linguagens como HTML, CSS, PHP e tivesse expertise em criação. Atualmente, com plataformas próprias, é como editar um texto. É interessante perceber também que antigamente as pessoas tratavam um blog como algo único na internet, enquanto hoje ele tende a fazer parte de um site, sendo uma estratégia de marketing digital. Essa mudança na percepção da página aconteceu porque a importância do blog cresceu com o tempo.

Investimento de tempo com um blog

O tempo para criar um blog é utilizado com duas coisas, principalmente: criando o blog e o conteúdo. Se você criou o site já pensando em ter um blog, não vai precisar gastar tempo determinando um domínio e o layout dessa sessão, que já serão importados do site. Caso contrário, é necessário identificar um domínio disponível e delitimar com clareza o tema do blog.
Para criar conteúdo é importante investir um tempo maior. Isso porque, mesmo quando você sabe muito sobre o tema, é necessário pesquisar para ter certeza de que está atualizado e completo, pois existe muita informação na internet e você precisa se destacar entre os outros blogs. Além disso, ao formatar o conteúdo para a web, não se esqueça de selecionar e ajustar imagens, vídeos e o próprio texto com tags H1, H2, H3, etc.

Quanto custa ter um blog?

É possível ter um blog com baixo custo, caso utilize plataformas de criação e edição gratuitas, pagando somente pelo domínio e serviço de hospedagem. Apesar disso, lembre-se que ao pagar uma empresa para criar site e blog, você terá um produto de qualidade, especialmente se sua experiência em programação e design for baixa.
As plataformas gratuitas possuem layouts definidos e baixa qualidade de imagens. Também utilizam o seu site para fazer propaganda para a própria plataforma. Por isso, muitas vezes não são recomendadas quando se quer ter uma imagem profissional e séria.

Eu consigo ganhar dinheiro com meu blog?

Sim, você pode “fazer dinheiro com seu blog”, oferecendo seus serviços, liberando a página para anúncios do Google (e receber por isso), vendendo itens ou criando marketing para que os visitantes comprem os produtos/serviços da sua empresa.

Plataformas gratuitas x Plataformas pagas

Existem plataformas gratuitas que são bem completas e relativamente simples, você só terá o gasto de hospedagem e domínio. No entanto, essas plataformas apresentam várias limitações de personalização e edição. Além disso, por ser aberta, a segurança da página é baixa, sendo possível que um dia você vá acessado e descobra que todo seu conteúdo sumiu.
Quando você investe em uma empresa para criar seu site/blog, você recebe opções de personalização, integração com ferramentas importantes na internet, assim como uma plataforma fechada e focada no desenvolvimento daquele tipo de página. Com isso, você cria um blog com a sua cara – ou da sua empresa –, com mais segurança e personalização.

A escolha do domínio e de hospedagem

O domínio é a primeira coisa que as pessoas vão saber do seu site. É o seu endereço na internet, por isso, ele deve ser marcante e transmitir uma informação relevante sobre o blog. Isso vai afetar a sua posição nas ferramentas de busca (saiba sobre o SEO para o Google), definindo sua marca.
Reflita bastante sobre o nome do domínio, para que seja marcante e dê destaque. Fuja de termos genéricos ou similares a outros sites/empresas. Outra dica importante: ele precisa ser curto, tanto para o rankeamento no Google, quanto para o usuário digitar. Não crie um domínio com muitos caracteres (exemplo: www.esseéoblogdaempresafulano.com.br).
Ao hospedar o seu site/blog é preciso atentar-se para algumas características importantes: o plano de hospedagem deve oferecer segurança, espaço de armazenamento e ser feito com uma empresa que suporte o acesso de vários usuários sem sair do ar. Isso para a sua página se manter online sempre.

Customização da sua página

Neste ponto, você já está incluído dentro de uma dessas duas opções: você está fazendo um blog gratuito ou contratou uma empresa de criação de sites.

Blog em plataforma gratuita

Você precisará instalar o tema do blog, inserir imagens, configurar integrações, além de adicionar todo plug-in que achar necessário. A própria ferramenta pode ter um passo a passo bem claro de como você deve fazer isso. No entanto, você pode enfrentar problemas, além de gastar um bom tempo nisso.

Blog em plataforma paga

Neste segundo caso, a empresa contratada cuidará da parte técnica de criação para você. Faça um briefing com os responsáveis contando como é o blog que você quer. Utilize exemplos de outras páginas na internet, defina cores, a mensagem que você quer passar e toda a ideia básica, para que a página fique como você espera.

Comece a postar

Uma vez seu site criado, configurado e com o layout de acordo com sua identidade visual (veja aqui como criar uma identidade visual de qualidade), é hora de colocar em prática a sua criatividade e produzir conteúdo, seja por artigos ou vídeos (veja como fazer vídeos com o seu celular). Fale daquilo que é importante para você ou o seu negócio, tendo sempre em mente que, para ter sucesso na internet, é necessário seguir algumas orientações.

– Fale de assuntos relevantes

Apresente para as pessoas conteúdo de qualidade e interessante. Não adiantar fazer uma página que fala sobre a textura das paredes se não existir um público alvo para isso. Você também pode trabalhar seu conteúdo para mostrar a relevância daquela informação.

– Utilize imagens e vídeos

Ninguém consegue ficar muito tempo lendo um longo texto no computador ou celular, além de ser cansativo, a competição de informação na internet é alta e pode acabar levando seu leitor embora. Por isso, utilize imagens e vídeos para manter a atenção do usuário, além de complementar o seu texto. É mais fácil aprender com texto, imagem e vídeo trabalhando juntos! Clique aqui e saiba como produzir um vídeo com seu celular!

– Conteúdo completo

Ao definir um tema, mesmo que você já seja especialista, pesquise e crie um conteúdo completo, com máximo informações possíveis. Isso é importante para o rankeamento no Google e também para que seus leitores vejam como algo de qualidade e não só mais uma página na internet.

– Otimização para busca

Existem regras e métricas para que seu blog apareça bem na internet e esteja entre os principais resultados nos buscadores. Clique aqui e aprenda a fazer o SEO da sua página e bombe na internet!

– AdWords

Caso você queira ganhar dinheiro com a sua página e não queira esperar que ela suba de posição no Google naturalmente, você pode criar anúncios para o seu conteúdo ser mostrado aos usuários que pesquisam sobre o tema. Assim, você se destaca no Google acima dos resultados orgânicos e pode gerar mais lucro. Clique aqui e aprenda a anunciar no AdWords.

– Avaliar e melhorar

A internet é um ambiente que trata diretamente com pessoas, em constante mudança e evolução. Dessa forma, não dá para você ficar parado e só escrever e esperar que os resultados apareçam. Você precisa analisar sua página, ver o que vai bem e o que não dá certo para conseguir chegar no seu objetivo. Para isso, pode utilizar o Google Analytics e conhecer quem entra na sua página. Clique aqui, a gente ensina você a fazer isso.

Colhendo os frutos

Sua página vai começar como algo pequeno, mas com o tempo e investimento, você tende a se destacar mais. Se você fizer algo diferente dos concorrentes, isso provavelmente vai acontecer mais rápido ainda.
Então, para colher bons frutos, pense em ser o melhor no que faz, em criar seu site com especialistas para que você tenha tempo de ser especialista no que faz de melhor. Um blog pode fazer a diferença na internet, existem várias empresas que utilizam essa ferramenta para vender e estão em forte crescimento.
Quer uma ajuda para criar sua página? A Clique Ativo cria para você.

Atendimento Clique Ativo

Olá, tudo bem?

Bem Vindo a Clique Ativo

Preencha nosso formulário para que possamos entrar em contato com você.